A Brgada Militar de Alegrete realizou na manhã desta quarta-feira (14/09), a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ministrada na EMEB José Antônio Vila Verde Moura e também na EMEB Marcelo de Freitas Faraco. No total, 52 alunos das escolas da rede municipal  de ensino foram contemplados.

O Proerd volta a ser implementado no município de Alegrete após alguns anos de inatividade, tendo como instrutor o Sd Busnelo, que recentemente concluiu o curso de formação de instrutores, o qual teve um total de 114 horas-aulas distribuídas em 12 dias de atividades, com formatura no dia 22 de julho do corrente ano na cidade de Passo Fundo, além da participação em um seminário de 18 horas na cidade de Santana do Livramento.


Segundo o Sd Busnelo, o curso exige muito estudo e dedicação, sendo que as atividades realizadas durante a formação são intensas, visando o melhor aperfeiçoamento possível dos policiais militares como instrutores do programa.

Neste semestre, 52 alunos divididos em duas turmas receberão os ensinamentos do Proerd pelo soldado Busnelo, que vai ensinar  os jovens a dizer não às drogas e à violência. Esteve presente na reabertura do programa o Tenente Nei, representando o comando do 2° Esquadrão de Alegrete.


Breve histórico:

O Proerd foi implementado no Brasil no ano de 1992; no Rio Grande do Sul, a Brigada Militar realiza o programa desde 1998, seguindo o modelo original norte americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education).

Texto: Comunicação Social BM Alegrete.